CoronaVac

Universidade de Brasília inicia testes com vacina da Covid-19 na quarta-feira

Projeto ocorre por meio da parceria da UnB com o Instituto Butantan

acessibilidade:
Expectativa é que a UnB inclua 850 profissionais de saúde DF como voluntários nos testes Foto: UnB

Os primeiros testes para verificar a eficácia da CoronaVac, vacina contra o coronavírus, começam a ser realizados pela Universidade de Brasília (UnB) nesta quarta-feira (5).

A vacina é desenvolvida pela farmacêutica chinesa Sinovac Biotech, e será aplicada em 9 mil voluntários de todo o país. A expectativa da  UnB é incluir cerca de  850 participantes voluntários nos testes, sendo eles profissionais de saúde maiores de 18 anos, saudáveis e que não tenham sofrido infecção assintomática ou a doença causada pelo Sars-CoV2.

O coordenador da pesquisa na UnB, professor e pesquisador Gustavo Romero está otimista com os testes.“Nossa perspectiva é bastante positiva com este projeto. No momento, estamos trabalhando para viabilizar questões técnicas e científicas. Não descansaremos até termos o primeiro paciente vacinado”.

A CoronaVac é uma vacina inativada aplicada em duas doses, com intervalo de 14 dias. Os resultados apresentados na fase de desenvolvimento foram considerados promissores, resultando na produção de anticorpos neutralizantes em 90% dos participantes que receberam a imunização.

O ensaio clínico é coordenado pelo Instituto Butantan, de São Paulo e foi autorizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).(Com informações UnB)

Reportar Erro