FAB e helicóptero do Detran-DF transportam órgão para salvar vida em Brasília
Coração foi trasladado de Maringá para Brasília em um jato da FAB

O helicóptero do Detran-DF realizou nesta sexta-feira (23) mais um voo para transportar um coração a ser utilizado em transplante de um paciente no Distrito Federal.
O coração foi transportado de Maringá (PR) para Brasília em um jato da FAB e o helicóptero do Detran-DF realizou o traslado até o Instituto de Cardiologia e Transplantes do Distrito Federal.
Uma cooperação técnica com a Secretaria de Saúde e o SAMU, formalizada em 2015, tem possibilitado acionar a aeronave do Detran para transportar órgãos provenientes de outros estados para serem transplantados em pacientes no Distrito Federal. Apesar disso, a equipe já realizou três voos para Goiânia com o mesmo objetivo.
O helicóptero desempenha o trabalho de apoio à fiscalização e policiamento de trânsito, monitorando o tráfego e detectando irregularidades, gargalos ou pontos de retenção que prejudicam a mobilidade e fluidez do trânsito acionam as equipes em solo.
Desde o início das operações, a unidade foi responsável pelo traslado de 52 corações, 4 fígados, 1 rim e 6 córneas. Em 2022, foram 19 transportes e até hoje o Sentinela, como o helicóptero foi batizado, captou 7 corações para transplante.

Equipe no helicóptero feliz com a vida a ser salva pelo transplante de coração.