Saúde

Celina e Pedrosa firmam acordo em Washington para prevenir o câncer

Memorando de Colaboração foi firmado pela vice-governadora Celina Leão

acessibilidade:
O deputado Eduardo Pedrosa assina o ato onde a vice-governador Celina Leão representou o governo do Distrito Federal.

O governo do Distrito Federal (GDF) e a Frente Parlamentar de Enfrentamento ao Câncer da Câmara Legislativa do DF , assinaram em Washington neste sábado (8) um Memorando de Colaboração para fortalecer a prevenção e tratamento do câncer de colo do útero e de mama. A iniciativa decorre de parceria com a Global Health Catalyst (GHC).

O GDF foi representadso no ato pela vice-governadora, Celina Leão, e o deputado distrital Eduardo Pedrosa (União), presidente da Frente Parlamentar de Enfrentamento ao Câncer, representou o legislativo local, com o objetivo aprimorar a infraestrutura de saúde do DF.

Além de melhorias para o novo Centro Oncológico de Brasília, a colaboração pretende implementar programas avançados de rastreamento e prevenção, expandir o acesso à mamografia e outras modalidades de imagem, e fortalecer campanhas de conscientização sobre a importância da detecção precoce do câncer.

Celina Leão destacou a importância desta colaboração: “Estamos entusiasmados com a colaboração com o Global Health Catalyst. A iniciativa irá transformar a abordagem do câncer no DF, trazendo inovação e melhores práticas para o nosso sistema de saúde.”

Pedrosa enfatizou a necessidade de um esforço conjunto: “É preciso um trabalho conjunto com todos os pesquisadores e governantes globais para que todos nos esforcemos, uns com os outros, compartilhando as estratégias comprovadas e as que tivermos desenvolvido no combate à doença, buscando colaborações e troca de informações para salvar mais vidas contra o câncer.”

O Memorando permitirá investimentos em diversas áreas, incluindo pesquisa colaborativa em genômica do câncer e medicina de precisão, além de doenças cardiovasculares e saúde da mulher. Haverá também treinamento em metodologia de pesquisa, por meio de cursos certificados virtuais ou presenciais, workshops e bolsas de pesquisa. A parceria auxiliará em projetos de melhoria da qualidade nas instituições de saúde locais, com foco na redução de atrasos no diagnóstico e tratamento e na melhoria do cuidado ao paciente.

Reportar Erro