Doenças de carrapato

Camara do DF discute controle de capivaras para evitar doenças

Ideia é seguir modelo de outras cidades, realizando inventário e castração

acessibilidade:
Deputado distrital Ricardo Vale (PT) - Foto: CLDF.

Medidas de manejo e controle da população de capivaras no Distrito Federal estarão em debate nesta quinta-feira (28), em

Audiência pública na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), nesta quinta-feira (28), irá discutir medidas para manejo e controle da população de capivaras, a fim de evitar a proliferação de carrapatos transmissores de doenças graves.

O encontro é iniciativa do vice-presidente da CLDF, deputado Ricardo Vale (PT), após relatos da população preocupada com o aumento da presença dos roedores e de parasitas associados.

Vale protocolou projeto de lei que prevê medidas de manejo desses animais que proliferam no DF, começando pelo inventário populacional, castração e marcação e microchipagem das capivaras, seguindo modelo de outras cidades, como Belo Horizonte (MG) e Campinas (SP).

O objetivo é estabelecer estratégias para prevenção contra surtos de febre maculosa e outras doenças provocadas por carrapatos.

Para o deputado, a audiência pública é importante para trazer tranquilidade quanto ao convívio dos humanos com os animais que integram a fauna da Capital Federal, além de discutir modelos bem-sucedidos de controle e preservação da espécie.

Reportar Erro