Vandalismo em Brasília

GDF analisa futuro dos envolvidos nos atos de vandalismo na Esplanada

O Gabinete da Preservação e Mobilização Institucional vai se reunir novamente na próxima sexta

acessibilidade:
Participaram da reunião membros do GDF que compõem o Gabinete da Preservação e Mobilização Institucional Foto: Renato Alves/Agência Brasília

O Gabinete da Preservação e Mobilização Institucional esteve reunido nesta sexta-feira (13) para tratar do atendimento aos envolvidos nos ataques às sedes dos Três Poderes, na Esplanada dos Ministérios.

No decorrer da reunião com os representantes de órgãos e entidades de justiça, foram elencadas as medidas como a celeridade na apuração dos fatos, o bom andamento das audiências de custódia, o atendimento de saúde adequado aos presos e o desejo de transferi-los aos estados de origem.

A governadora em exercício do DF, Celina Leão, ressaltou o objetivo de manter as instituições em pleno funcionamento.

“Trazer a cidade à normalidade foi o ponto focal nos últimos dias. E também dar atenção ao governo federal na apuração dos fatos”.

O procurador-geral de Justiça do DF, Georges Seigneur, defendeu que a punição aos envolvidos dos atos de vandalismo deve ser individualizada para não atingir as instituições como um todo.

“A sociedade exige uma resposta rápida, enérgica e positiva. É importante identificar as pessoas individualmente”.

O  juiz do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT), Luis Martius disse que há uma expectativa de que as audiências de custódia sejam concluídas até amanhã (15).

O Gabinete é composto pela governadora em exercício Celina Leão e secretários da Casa Civil, de Governo, Comunicação, do DF Legal, da Fazenda e de Planejamento, Orçamento e Administração. Conta também com a participação do Serviço de Limpeza Urbana (SLU), Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Departamento de Trânsito (Detran), Consultoria Jurídica e Controladoria-Geral do DF, bem como as administrações regionais do Plano Piloto, Lago Sul, Lago Norte e Sudoeste/Octogonal.

Celina agendou um novo encontro para a manhã da próxima sexta-feira (20).