Finalmente

Sete anos depois, Hospital de Base instala equipamento útil no diagnóstico de câncer

PET-CT, usado para diagnosticar e auxiliar no tratamento de câncer, ficou encaixotado sem ter local para instalação

acessibilidade:
PET-CT ficou encaixotado sem local para instalação por sete anos

A população do Distrito Federal ganhará em breve um grande aliado no diagnóstico precoce do câncer e de várias outras doenças graves, o PET-CT que começou a ser retirado das caixas e movido para o local onde será instalado, no Hospital de Base.

Adquirido em 2013, no governo Agnelo, por US$ 1 milhão, o equipamento não tinha como ser utilizado por não haver local com a infraestrutura apropriada para sua utilização. A solução escolhida para a falta de planejamento foi encaixotá-lo durante longos sete anos.

A transferência do PET-CT ocorreu na madrugada desta terça (18), após o término da primeira etapa das obras do Núcleo de Medicina Nuclear, iniciadas em novembro de 2019. Ao todo, 21 caixas, algumas com mais de três metros de comprimento, foram transferidas depois que a sala com blindagem apropriada para radiação ficou pronta.

O aparelho deve ter a montagem concluída e passar por um período de testes a partir de maio. A transferência foi comemorada por Francisco Araújo, diretor-presidente do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do DF (IGESDF), que passou a gerir o Hospital de Base em janeiro de 2019.

“Foi muito suor derramado de janeiro de 2019 até agora para retirar esse PET/CT das caixas. Fomos à São Paulo firmar um acordo com a empresa fornecedora do equipamento, colocamos um advogado exclusivo para ir acompanhar o processo diariamente”, lembrou.

O que é o PET-CT

PET-CT é um dos exames mais sofisticados e completos disponíveis em instituições com excelência reconhecida e nunca foi ofertado na rede pública do DF. O equipamento permite avaliação com maior grau de precisão em pacientes com diferentes tipos de câncer.

O PET/CT pode confirmar diagnóstico suspeito pela avaliação clínica ou pelo resultado de exames convencionais, permitindo definir a real extensão da doença e o tratamento mais adequado para o controle. Permite, também, definir se está havendo remissão ou progressão, bem como selecionar locais mais apropriados para serem submetidos à biópsia, com o objetivo de melhorar a eficácia diagnóstica desse tipo de procedimento.

Ação coordenada

O IGESDF celebrou o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com a empresa GE Healthcare, em 22 de maio de 2019. O documento foi assinado pelo diretor-presidente do IGESDF, Francisco Araújo, pelo diretor comercial da empresa, Saulo Áreas, e outros representantes da fornecedora do equipamento, na Feira Internacional de Tecnologia, Insumos e Componentes para Fabricação de Produtos Médico-hospitalares, em São Paulo.

O acordo passou pelo Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), que fez manifestações, e foi homologado, em 30 de outubro de 2019, pelo juiz André Gomes Alves, da 5ª Vara da Fazenda Pública do DF. O prazo para recursos encerrou em 12/11/2019, sem interposição de qualquer recurso.

Em 27 de novembro de 2019, Dia Nacional e Internacional de Combate ao Câncer, foi assinada a Ordem de Serviço que marcou o início das obras para colocar em funcionamento o PET/CT. A obra é custeada pela própria empresa fabricante do aparelho.

Reportar Erro