Brincadeira na Caesb

Servidor faz greve para não pagar sentença sobre greve de três meses, em 2016

Greve na Caesb é para não pagar prejuízos da greve de 89 dias

acessibilidade:
Servidores da Caesb anunciam greve a partir desta quinta; companhia afirma estar negociando com a categoria há 60 dias

Os servidores da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) informaram que vão parar por tempo indeterminado a partir desta quinta (10), reivindicando supostos direitos e o fim do desconto dos salários dos funcionários que participaram da greve em 2016, que durou 89 dias. E ainda querem reajuste salarial.

“Esta greve é contra o sucateamento da Empresa, a má gestão dos recursos hídricos e o repasse desses custos à população”, afirma o sindicato em nota publicada em seu site. Lorota. A greve faz parte do calendário anual de folgas da categoria, Em nota, a Caesb lamenta a decisão de greve, que chama de “inoportuna e irresponsável”.

Ao contrário do que informa o sindicato, “a Caesb vem mantendo negociações com o sindicato há pelo menos 60 dias, tendo sido apresentada uma proposta de acordo em 25/04/2018, contemplando um reajuste de 1,25% e a manutenção de todos os benefícios do acordo anterior, ajustando algumas cláusulas, conforme legislação vigente”, diz a estatal em nota.

De acordo com a companhia, o reajuste de 1,25% é o que a Caesb consegue oferecer “em um momento de dificuldades e de crise, em que o faturamento da Empresa sofreu forte redução”. Sobre o desconto dos salários dos que entraram em greve em 2016, a Caesb lembra que está cumprindo uma decisão do Tribunal Superior do Trabalho (TST).

Reportar Erro