Mais Lidas

Atenção é golpe

Receita Federal alerta moradores do DF sobre nova modalidade de golpe

Os alvos do golpe são cidadãos que fizeram empréstimos

acessibilidade:
Faltaram evidências sobre 37% dos ativos e 48% das receitas, o equivalente a mais de R$ 2 trilhões

A Receita Federal alerta os moradores do Distrito Federal sobre uma nova modalidade de golpe, que é aplicada em nome da instituição, os alvos são cidadãos que contrataram ou negociam qualquer tipo de empréstimo junto a alguma instituição financeira.

Os golpistas atuam assim, enviam para as residências dessas pessoas, uma notificação de cobrança relativas a alguns impostos. O documento, atribuído a um auditor-fiscal, traz a falsa mensagem do bloqueio no crédito ou financiamento, que só será liberado depois o pagamento do imposto, na correspondência há os dados bancários para o depósito.

A Receita Federal ressalta que não fornece dados bancários para o recolhimento de tributos federais via depósito ou transferência. O recolhimento do IOF é feito exclusivamente via Documento de Arrecadação de Receitas Federais (Darf). Além disso, a cobrança e o recolhimento do IOF são efetuados pela instituição que conceder o crédito. E pede que em caso de dúvidas, os contribuintes devem comparecer a uma unidade de atendimento da Receita Federal no DF, ou denunciar a Ouvidoria-Geral do Ministério da Fazenda, pela internet, no site http://idg.receita.fazenda.gov.br/contato/ouvidoria.

Segundo a Receita, os golpistas poderão responder pelos crimes de estelionato, falsidade ideológica e falsa identidade, e, ainda, pelos danos causados à imagem da Instituição e do próprio servidor indevidamente envolvido.