Acusado de estelionato

Processo contra conselheiro do TCDF Dr. Michel vai para 1ª instância

Decisão do STJ foi baseada no fato do crime ter sido cometido quando Dr. Michel era distrital

acessibilidade:
STJ passa processo contra conselheiro do TCDF Dr. Michel para 1ª instância.

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) determinou nesta quarta (20) que o processo contra o conselheiro do Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) Márcio Michel vá para primeira instância.

A corte segue o entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF) de que devem ser julgados por ela apenas governadores e conselheiros em casos de crimes cometidos durante o mandato e relacionados ao exercício do cargo.

Dr. Michel, como é mais conhecido, é acusado de estelionato contra a administração pública por uso indevido de dinheiro da verba indenizatória para deputados distritais. De acordo com a denúncia, o ex-distrital formulou 19 requerimentos para conseguir ‘reembolso’ na Câmara Legislativa em benefício de uma empresa que era dele.

Ainda segundo a denúncia, o conselheiro agia forjando a locação de uma caminhonete entre 2012 e 2014. Com os repasses, Dr. Michel teria embolsado R$ 76 mil. Em cada um dos requerimentos, o ex-distrital alegava ter gasto R$ 4 mil.

Outra pessoa é acusada de emprestar o nome para a constituir a empresa e emitir as notas fiscais frias. Essa pessoa teria duas empresas de aluguel de veículo. No entanto, apenas um carro estava registrado no nome das empresas.

Dr. Michel assumiu o cargo de conselheiro do Tribunal de Contas do DF em 2015, quando exercia o segundo mandato de deputado distrital. Ele foi o único inscrito para a vaga vazia após a renuncia do conselheiro Domingos Lamoglia, investigado por suposta participação no mensalão do DEM. O distrital Cláudio Abrantes (PT) assumiu a vaga deixada por Michel.

Reportar Erro