População pode indicar escritores do DF e Entorno para premiação Ler é Legal
Os escritores também podem inscrever suas próprias obras

Com intuito de dar visibilidade a escritores, profissionais ou amadores, do Distrito Federal e do Entorno, o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) criou o programa Ler é Legal, que possui um banco dessas obras literárias.
Todos os anos, um desses escritores é escolhido para ser homenageado. Os autores premiados receberão um troféu, um certificado e terão suas obras expostas no MPDFT.
Qualquer pessoa da comunidade pode indicar autores para o banco, a qualquer momento. Os escritores também podem inscrever suas próprias obras. Veja o edital.
Para concorrer é fácil. Basta preencher os formulários e a autorização constantes na ficha de critérios para indicar um escritor para o banco.
O inscrito precisa ser nascido ou residente no DF ou entorno. Menores de 18 anos poderão ser inscritos mediante prévia autorização do seu representante legal. Também poderão ser indicados escritores falecidos.
Para participar da premiação, os textos literários devem ser conto, romance, fábula, poesia, cordel, crônica, novela, peça teatral, ensaio, lenda ou letra de música. A premiação contempla as categorias literatura infanto-juvenil e literatura em geral.
Homenagem
De acordo com a programação, anualmente, em junho, a comissão indica escritores; em setembro, os homenageados são escolhidos; em outubro, os nomes são divulgados; e, em novembro, é realizada a premiação. O resultado é veiculado na página do projeto “Ler é Legal” em outubro. Confira aqui o edital.
O prêmio é uma iniciativa do projeto “Ler é Legal”, criado no MPDFT em 2016, com o objetivo de estimular a prática, dentro da instituição, com a doação e sugestão de livros, e também por meio da aplicação da leitura como pena alternativa.(Com informações MPDFT)