Nas ruas no DF

Operação eleições contará com 10 mil integrantes das forças de segurança

No dia da votação, o Gabinete Integrado de Acompanhamento e Resposta será acionado a partir das sete horas

acessibilidade:
A decisão foi informada ao Ministério Público nesta sexta-feira, 3 de setembro Foto: Facebook

A Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social do Distrito Federal (SSP-DF)  informa que não haverá nenhuma determinação de Governo do Distrito Federal (GDF) estabelecendo a chamada Lei Seca no dia da realização do primeiro turno das eleições gerais, no domingo (7).

O Centro Integrado de Operações de Brasília (CIOB) informa ainda que o Distrito Federal contará com um esquema especial de segurança para a Operação Eleições 2018, no próximo domingo (7). No sábado, a partir das 7 horas, será ativado o Ciclo Operacional Eleições 2018, com previsão de término às 22h de domingo (7). Instituições, órgãos e agências locais e federais estarão no CIOB para acompanhar a movimentação do dia. Cerca de 10 mil integrantes das forças de segurança participarão da Operação.

No dia da votação, o Gabinete Integrado de Acompanhamento e Resposta (GIAR) será acionado a partir das sete horas. O objetivo é dar respostas mais qualificadas e com melhor poder de decisão em menor tempo sobre as operações, logísticas e recursos humanos dos integrantes do Centro. Neste dia, haverá a participação de representantes do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e do Ministério Público.

 

A Polícia Militar será responsável pelo policiamento ostensivo e de trânsito e patrulhamento ininterrupto nos locais de votação, nas juntas apuradoras e nos galpões eleitorais (onde as urnas são lacradas e distribuídas aos locais de votação). A corporação fará, ainda, a escolta de promotores. Mais de 6,8 mil policiais participarão da Operação.

Os 2,4 mil policiais civis atuarão nas ruas e reforçando o expediente nas delegacias de área. Todas as 31 delegacias funcionarão neste dia.

A Polícia Civil também fará a escolta de magistrados com apoio das unidades do Departamento de Atividades Especiais (DEPATE/PCDF), a Divisão de Operações Especiais (DOE) e a Divisão de Operações Aéreas (DOA). Também haverá plantão no Instituto Médico Legal (IML) e Instituto de Criminalística, do Departamento de Polícia Técnica (DPT/PCDF).

O Departamento de Trânsito fiscalizará as vias urbanas, sinalização e recolhimento de veículos apreendidos. O órgão será também responsável pelo patrulhamento em pontos de controle de trânsito e de demonstração fora das zonas de votação. Para isso, além doas 81 agentes de trânsito, serão disponibilizadas para a ação 30 viaturas – entre guinchos, motocicletas, empilhadeiras e helicóptero.

O Corpo de Bombeiros atuará no atendimento pré-hospitalar, prevenção e combate a incêndios e transporte aeromédico. A corporação reforçará 29 unidades operacionais com 623 bombeiros militares.

Reportar Erro