SEGET

Novo secretário do DF terá missão de destravar liberação de alvarás de construção

Ibaneis Rocha pretende 'empoderar o cidadão' nessa área

acessibilidade:
Mateus Leandro de Oliveira será secretário de Gestão do Território e Habitação do governo Ibaneis. Foto: Facebook/Reprodução

O governador eleito do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), confirmou agora há pouco a escolha do advogado Mateus Leandro de Oliveira para o cargo de secretário de Gestão do Território e Habitação (Seget) “com a missão de destravar” o setor, responsável pela liberação de alvarás de construção, por exemplo, “e empoderar o cidadão”. Mateus Oliveira é especialista em Direito Urbanístico.

Durante a campanha, Ibaneis prometeu agilizar a liberação de alvarás, que em muitos casos demoram até cinco anos para ocorrer. O problema agrava ainda mais a situação do desemprego no DF, que atinge mais de 400 mil pessoas, a maioria delas do setor da construção.

Esse foi um dos setores responsáveis pelo acentuado desgaste do atual governador Rodrigo Rollemberg (PSB), que ultrapassava os 60% de rejeição quando iniciou sua campanha para tentar se reeleger.

O atual titular da Seget, Thiago Teixeira de Andrade, chega praticamente desconhecido ao final do governo Rollemberg. É conhecido por não receber engenheiros, arquitetos e construtores para discutir aspectos dos projetos que sua secretaria engavetava. Até recusa acesso aos processos, que são públicos.

Novo secretário

Mateus Oliveira é formado em Direito pela FMU, pós-graduado em Negócios Imobiliários e mestre em Direito Urbanístico. Especialistas em Direito Urbanístico, Oliveira atuou em diversas firmas de São Paulo antes de fundar seu escritório. O futuro secretário foi ainda diretor jurídico da Brookfield, empresa do setor da construção civil, e assessor jurídico da Prefeitura de São Paulo, durante a gestão de José Serra (PSDB).

Reportar Erro