Empreendedorismo

Mutirão da Simplificação vai estimular pequenos negócios no Paranoá e Itapoã

Evento permitirá abertura de novos negócios e capacitação grátis

acessibilidade:
Evento permitirá abertura de novos empreendimentos e capacitação.

O Paranoá e o Itapoã serão os próximos beneficiados com o Mutirão da Simplificação. O Sebrae no DF e o Governo de Brasília irão oferecer oportunidades de abertura e registro de empresas, além de ofertar palestras e oficinas gratuitas para capacitar os empreendedores locais. Os atendimentos serão realizados em uma estrutura montada ao lado da Administração Regional do Paranoá que também irá atender os empresários e empreendedores da  Região Administrativa (RA) vizinha, o Itapoã. A abertura oficial do Mutirão acontece no dia 25 de abril, a partir das 11h, com a presença de parceiros e autoridades.

A modernização do sistema de registro e licenciamento, que desde dezembro de 2017 passou a se chamar RLE@digital, potencializou o atendimento oferecido e permitiu ao Distrito Federal alcançar o primeiro lugar no ranking nacional de facilitação de abertura de empresas. Em dez edições já realizadas desde 2016, o Mutirão já realizou cerca de 35 mil atendimentos e capacitou mais de 10 mil empresários em todo o Distrito Federal. Sobradinho, Recanto das Emas e Núcleo Bandeirante foram as cidades que já receberam a iniciativa este ano.

Já as capacitações do Mutirão da Simplificação no Paranoá e Itapoã estarão divididas em palestras e oficinas. “Educação financeira para pequenos negócios”, “Marketing para pequenos negócios”, “Como gerenciar seu negócio para comércio”, “Redução de custos na crise”, “Como atrair, desenvolver e manter uma equipe eficaz”, entre outras temáticas, preenchem a programação do evento.

Inaugurado em 1957, o Paranoá surgiu para abrigar os operários que participavam da construção da barragem do lago, que leva o mesmo nome. A cidade é dona da segunda maior área rural do DF e tem como principal atividade econômica o comércio. Segundo o Anuário do DF, há cerca de 1,3 mil estabelecimentos, como lojas de roupas e calçados distribuídos pela cidade.

Já o Itapoã surgiu em 2001, após a chegada de famílias de outros estados e regiões administrativas do próprio DF. De acordo com a Associação dos Comerciantes, há aproximadamente seiscentas empresas instaladas, sendo a maior parte delas informal. Comércio e a construção civil são os dois segmentos que mais empregam os moradores da região.

A programação completa do 11º Mutirão da Simplificação está disponível na página do Sebrae no DF na internet (www.df.sebrae.com.br). Quem tiver dúvidas, pode entrar contato com o Sebrae no DF por meio da Central de Atendimento, pelo número 0800 570 0800.

Serviço

Data: 24 a 27 de abril de 2018

Horário: 8h às 18h

Local: Lote 01 – Área Especial, ao lado da Administração Regional do Paranoá

Reportar Erro