Luto

Morre em Brasília Orlando Brito, melhor repórter fotográfico do nosso tempo

Ele chegou criança a Brasília e está na foto da primeira missa da capital

acessibilidade:
Orlando Brito, ícone do fotojornalismo brasileiro, era um apaixonado por Brasília - Foto: Dênio Simões.

O jornalista Orlando Brito faleceu na madrugada desta sexta-feira (11) aos 72 anos de idade, em razão de falência múltipla de órgãos, após mais de um mês de internação hospitalar, parte dela no Hospital Regional de Taguatinga (HRT), onde estava.

Orlando Brito foi um dos melhores, mais sensíveis e mais premiados repórteres fotográficos da história do jornalismo brasileiro, que usou as lentes de suas câmeras para registrar a História, da resistência à ditadura à conquista da redemocratização.

Brito se descobriu, menino, em uma das fotos da primeira missa de Brasília.

Ele nasceu em 1950 na cidade de Janaúba (MG) e veio com a família para trabalhar na fundação de Brasília. Ele aparece, ainda menino, em foto histórica da primeira missa rezada em Brasília, no Eixo Monumental.

Brito fez a cobertura fotográfica de todos os presidentes da República desde o marechal Castelo Branco, que “clicou” aos 15 anos, quando, ajudante na sucursal do Jornal do Brasil em Brasília, recebeu ordem para suprir a ausência de um fotógrafo para registrar a visita imprevista de Castelo Branco a um hospital.

Era um homem bom, gentil, que usava sua doçura no trato para convencer autoridades a posar para fotos históricas, como quando o então presidente da Câmara, Ulysses Guimarães concordou em fazer uma caminhada no gramado da Esplanada dos Ministérios, somente para ser fotografado por Orlando Brito.

Deputado Ulysses Guimarães em foto histórica de Orlando Brito.

Reportar Erro