Arte de cozinha

Livro raro de receitas da família real portuguesa é lançado em Brasília

Chef Vitor Sobral e secretário de Estado participam do evento

acessibilidade:

A Imprensa Oficial do Pará, do governo estadual, e o Grêmio Literário Português da cidade de Belém promovem a apresentação em Brasília, nesta sexta-feira (27), às 18h30, na Embaixada de Portugal, da reedição fac-similada de “Arte de Cozinha”, livro raro datado de 1876 e escrito pelo cozinheiro real João da Matta. Além do embaixador português Jorge Cabral, estará presente no evento José Luís Carneiro, Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas.

Esta cerimônia contará ainda com a presença do renomado chef português Vitor Sobral, conhecido pela sua forma única de modernizar pratos portugueses, mestre a conservar temperos, proprietário de vários conhecidos restaurantes em Portugal e no Brasil.

Chef Vitor Sobral.

Um raríssimo exemplar do livro fazia parte do acervo da histórica Biblioteca “Fran Paxeco”, histórica Biblioteca “Fran Paxeco”, do Grêmio Literário de Belém, associação recreativa luso-brasileira com 150 anos de existência. Seu autor detalha em cerca de trezentas páginas os principais jantares organizados pelas famílias reais de Portugal e imperiais do Brasil.

Na obra “Arte de Cozinha”, João da Matta, ensina como fazer, com enorme rigor e riqueza de detalhes, desde a massa do famoso bolinho de bacalhau ao recheio do doce e saboroso pastel de Santa Clara.

“A obra associativa dos portugueses no Mundo é de uma extraordinária riqueza”, diz o secretário de Estado José Luís Carneiro, para quem “no Brasil, em particular, esta manifesta-se no patrimônio imaterial de valor ímpar dos Gabinetes de Leitura e das Bibliotecas dos Grêmios”.

Jorge Cabral, embaixador de Portugal.

O embaixador de Portugal, Jorge Cabral, considera que “esta obra é sem dúvida mais um elemento de fortalecimento e união dos laços entre o Brasil – o Estado do Pará e Portugal, que vivem um momento de grande intensidade, e representa uma inquestionável valorização do patrimônio cultural de Portugal”.

Para o Presidente da Imprensa Oficial do Estado do Pará Cláudio Rocha, parceiro desta iniciativa, “o livro compõe um acervo tão interessante como o da Biblioteca do Grêmio e é de grande importância, também, que possamos ajudar no projeto de conservação e acessibilidade das obras raras da biblioteca que, segundo alguns historiadores, é considerada o terceiro gabinete português de leitura do Brasil, ficando atrás apenas do Rio de Janeiro e da Bahia”.

Reportar Erro