Até 13 de junho

Licitação para recuperar viadutos sobre a Galeria dos Estados está aberta

Empresas interessadas têm até 13 de junho para enviar propostas

acessibilidade:
GDF abre licitação para recuperação dos viadutos sobre a Galeria dos Estados (foto: Pedro Ventura/Agência Brasília)

O GDF abriu nesta segunda (14) a licitação para recuperar os viadutos sobre a Galeria dos Estados, no Eixão Sul, que desabou em fevereiro deste ano. O contrato inclui impermeabilização, instalação e acessibilidade das estruturas. As empresas interessadas em executar os serviços têm até 13 de junho para enviar as propostas.

O valor estimado para a obra é de aproximadamente R$ 3,6 milhões. A expectativa da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) é de que as obras fiquem prontas de cinco a seis meses a partir do fim do processo licitatório. O prazo fica longe do anunciado pelo governo, que esperava que a obra ficasse pronta até setembro deste ano.

A empresa que ganhar a concorrência deve prestar ainda os serviços de fornecimento e instalação de elevador com execução de estrutura independente; troca do piso e pintura das paredes de circulação; restruturação das escadas e instalação de corrimãos; reforma dos sanitários públicos das galerias, com adequação às normas de acessibilidade vigentes; e reforma do sistema elétrico, com troca de todas as luminárias.

Impasse

Na última semana, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) barrou o projeto do GDF para reconstruir o viaduto da Galeria dos Estados. Segundo o órgão, a proposta apresentada pelos engenheiros do Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF) fere o tombamento de Brasília.

O GDF rebateu: as alterações no projeto original dos pilares do viaduto no Eixão Sul, que ficaram mais largos no projeto apresentado pelo governo, levam em conta questões de segurança, economia e meio ambiente. O governo buscou um consenso entre o esperado pelo Iphan e o projeto apresentado pelo DER-DF.

Reportar Erro