Bebida gaseificada

“Kombucha Flyt” ganha destaque no Brasil

Criada no DF, bebida já é comercializada em sete estados brasileiros

acessibilidade:
O Kombucha, é uma bebida gaseificada que se assemelha aos tradicionais refrigerantes e contém probióticos Foto: Bruno Spada Tripé Imagem

Uma bebida originalmente chinesa, composta de chá e fermentada por micro-organismos foi a base para que a cientista Marcela Chiabai iniciasse um negócio de sucesso aqui no Distrito Federal. O Kombucha, como é conhecido, é uma bebida gaseificada que se assemelha aos tradicionais refrigerantes e contém probióticos que auxiliam no bom funcionamento do intestino. O Kombucha Flyt é um produto 100% natural, orgânico certificado, sem conservantes e aromatizantes artificiais, o que garante a qualidade do produto, além de afirmar o compromisso socioambiental da Flyt. Assim, a empresa está se destacando em todo o mercado nacional.

Em uma viagem à Noruega, a cientista ficou encantada com a relação entre a população e o consumo de alimentos feitos a partir do processo de fermentação natural. Ao voltar para o Brasil, como já trabalhava com biotecnologia, decidiu estudar mais sobre o segmento e começou a desenvolver a bebida gaseificada. “Comecei a estudar e, ao ler artigos científicos, tomei conhecimento sobre a importância do consumo de alimentos com probióticos para a saúde. Testei o Kombucha com meu esposo e ele adorou. Pela primeira vez conseguiu encontrar uma bebida para substituir o consumo de refrigerantes. Achei isso o máximo!”, comentou.

Com o objetivo de entender processos de comercialização e mercado, Marcela participou do Empretec do Sebrae no DF e uma semana depois criou a empresa Flyt. Para Rodrigo Sá, superintendente do Sebrae no Distrito Federal o Seminário com metodologia desenvolvida pela ONU, oferece aos participantes a oportunidade de evidenciar e desenvolver potencialidades empreendedoras. “O método interativo e prático do Empretec permite uma transformação na vida de vários participantes que avaliam suas habilidades  e pontos de melhoria”, conclui.

Em janeiro de 2018 a bebida já estava sendo vendida. “No início foi difícil encontrar parceiros que acreditassem no nosso produto. Mas não desistimos. Atualmente, estamos com uma boa aceitação do público e recebemos muitos elogios em função da qualidade do produto, que possui sabor único e muito gostoso”, comemora Marcela. Hoje, a empresa conta com seus insumos oriundos de agricultores orgânicos do Distrito Federal e, recentemente, obteve a Certificação de Orgânico.

Em um semestre, a Flyt alcançou mais de 80 pontos de venda. A comercialização ultrapassou as fronteiras do Distrito Federal e alcançou outros estados, como Goiás, Espírito Santo, Minas Gerais, Paraná, Piauí e São Paulo. Parte da renda gerada pelas vendas do produto são destinadas a ações e projetos sociais.

Marcela destaca a importância do apoio do Sebrae no DF não apenas no processo de desenvolvimento da empresa, mas também no sucesso que alcançou em tão pouco tempo. “O Sebrae está comigo desde o começo. O maior apoio aconteceu na viagem à Alemanha, para participar da Biofach, maior feira de produtos orgânicos do mundo. Além das consultorias, também tive apoio na parte da certificação” , celebra a empresária.

O Kombucha Flyt está disponível em três sabores: morango, maracujá e gengibre com limão. O objetivo do produto é levar bem-estar e melhorar a qualidade de vida das pessoas. Até o final de 2018, a empresa pretende ultrapassar 100 pontos de venda.

Reportar Erro