Desabamento

Incêndio na Asa Norte causou dano estrutural ao prédio, aponta Defesa Civil

Rompimento de cabo de protensão pode levar ao desabamento da varanda

acessibilidade:
Por causa do rompimento de cabo de protensão, varanda atingida pelas chamas pode desabar (foto: reprodução)

Uma análise preliminar da Defesa Civil constatou que o incêndio desta segunda (14) em um apartamento da Asa Norte causou dano estrutural ao bloco M da 110 Norte. Um cabo de protensão, que ajuda a dar sustentação e estabilidade ao prédio, se rompeu, causando risco de desabamento na varanda atingida pelas chamas.

Até a noite desta segunda, os bombeiros faziam o rescaldo da área. Quem passava na frente do edifício ainda podia ver muita fumaça saindo do apartamento atingindo. Apenas após o trabalho dos bombeiros, a Defesa Civil poderá fazer a avaliação estrutural, que deve acontecer ainda nesta terça (15).

A análise no interior do imóvel vai ajudar a determinar o grau de comprometimento da estrutura e o que deverá ser feito para solucionar o problema. Se o dano for leve, uma obra de recuperação garante a segurança dos moradores do prédio. Se o caso for mais grave, poderá ser preciso fazer um escoramento da fachada até que uma solução definitiva seja concluída.

Como a temperatura no apartamento durante o incêndio ultrapassou os 700 graus Celsius, a resistência do concreto e ferragens, por exemplo, pode ter sido prejudicada. O fogo destruiu todo o imóvel, eletrodomésticos e mobília.

Duas entradas do prédio foram esvaziadas por precaução. Os moradores só puderam entrar em seus apartamentos para tirar alguns objetos pessoais. Uma das entradas laterais do edifício também foi interditada enquanto a Defesa Civil não consegue fazer a análise no local.

Reportar Erro