Governador de Brasília

Ibaneis Rocha recebe alta e volta para casa após cirurgia de emergência

Governador estava internado desde o dia 25 de maio para realizar uma cirurgia no aparelho digestivo

acessibilidade:
O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha. Foto: José Cruz/ABr

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), recebeu alta hospitalar na manhã deste sábado, 30. Ele estava internado desde a última segunda-feira, 25, para um cirurgia de emergência. O governador já está em casa, no Lago Sul.

Ibaneis deu entrada no Hospital DF Star com quadro de dor abdominal aguda. Seu intestino havia sido perfurado por um osso de galinha, segundo os médicos.

No início das tarde, Ibaneis conversou com a impresa. Ele elogiou o atendimento que recebeu no hospital e os médicos que realizaram sua cirugia.

“Estou restabelecido, em plena saúde, para continuar levando as coisas do Distrito Federal com a seriedade que a gente sempre tratou ao longo desse período”, disse.

Coronavírus

Ibaneis Rocha disse ainda que estuda autorizar na próxima semana a reabertura de parques públicos e igrejas, atualmente fechados ao público devido à pandemia do novo coronavírus. Segundo ele, a reabertura deverá trazer restrições para manter um mínimo de distanciamento social. Um decreto com as regras deve ser publicado nos próximos dias.

Nos templos religiosos, deverá ser exigida uma redução na lotação máxima dos espaços e a utilização de máscaras, por exemplo.

Já nos parques, permanecerão interditados equipamentos de uso comum, como aparelhos de ginástica ao ar livre, bebedouros e chuveiros, de acordo com o governador.

O governador reforçou que a orientação permanece a de “só sair de casa quando for necessário”, mas disse que o DF manterá o planejamento de ir retomando gradualmente as atividades.

“Lembrando sempre que qualquer excesso da população… eu tenho, e me foi dado pelas urnas e pelo Supremo Tribunal Federal, o poder de retroagir qualquer medida. Eu não quero fazer isso. Acho que se a conscientização for feita, nós temos todas as condições de manter a reabertura”, afirmou o governador.

Ibaneis afirmou ainda que a retomada das aulas deve ocorrer somente em agosto.

O Distrito Federal registra 8.722 casos confirmados da doença e 154 mortes.

Reportar Erro