Campanha suja

Ibaneis pede a OAB nacional para apurar fake news de campanha da OAB-DF

Auxílio a advogadas em dificuldades foi noticiada como 'pagamento a cabos eleitorais'

acessibilidade:
Sede da seccional do Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil.

Governador eleito do Distrito Federal e secretário-geral adjunto licenciado da OAB Nacional, o advogado Ibaneis Rocha ficou tão indignado com mais uma fake news, na campanha para a OAB-DF, que apresentou ao conselho federal da entidade um pedido de apuração. A notícia sob o título “Cabos eleitorais de Ibaneis recebem ‘bolsa família’ da OAB-DF” foi publicada no blog de Lauro Jardim, do jornal O Globo, assinada pelo jornalista Guilherme Amado.

Sem apresentar documentos que a sustentem, a matéria afirma que as advogadas Lívia Magalhães Ribeiro e Denise Evangelista Araújo, beneficiadas com a concessão de auxílio pecuniário pela Caixa de Assistência dos Advogados (CAAV), teriam trabalhado como “cabos eleitorais” na campanha de Ibaneis Rocha ao governo do DF e que agora fariam o mesmo trabalho para a campanha do candidato dele à presidência da OAB-DF, Jacques Veloso, cujos apoiadores consideram a informação mentirosa e pressionam para que o jornalista responsa judicialmente por isso.

Em seu pedido de apuração, Ibaneis Rocha lembra que o auxílio pecuniário solicitado pelas duas advogadas é concedido nos casos de incapacidade para o trabalho, seja total ou parcial, permanente ou transitória, alienação mental ou moléstia contagiosa (que gera afastamento do trabalho por mais de 15 dias). O valor do auxílio, em parcela única, é de um a quatro salários mínimos. Além dos documentos de praxe, para conceder o benefício a Caixa de Assistência aos Advogados exige copia do laudo pericial comprobatório da incapacidade, cópia dos documentos que comprovem a real necessidade do auxílio, declaração de imposto de renda ou documentos equivalentes, comprovante de internação (quando necessário) etc.

Reportar Erro