Operação Backdoor

Grupo suspeito de hackear sistema do Detran-DF é preso pela Polícia Civil

Esquema de fraudes conseguiu anular R$ 1,3 milhão em multas

acessibilidade:
As buscas e prisões visam obtenção de elementos probatórios para subsidiar as investigações em andamento Foto: PCDF

Cinco suspeitos de hackear o sistema do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) foram presos nesta quarta-feira (29), entre eles, um servidor cedido ao órgão que repassava informações internas a ex-despachante que comercializava as fraudes.

No âmbito da Operação Backdoor, foram cumpridos cinco mandados de prisão temporária e oito mandados de busca em residências e no trabalho dos investigados.

A operação conjunta do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) e a Polícia Civil do DF (PCDF) teve objetivo de colher elementos probatórios para subsidiar as investigações em andamento.

Segundo o MPDFT as fraudes foram realizadas por meio de acesso ao sistema do Detran via Internet por hackers, que cancelaram multas e retiraram restrições judiciais e administrativas, permitindo inclusive o licenciamento e a transferência de propriedade de veículos com pendências.

O esquema conseguiu anular R$ 1,3 milhão em multas. Essas multas pertenciam a um total de 612 veículos. As restrições judiciais e administrativas desbloqueadas utilizando o mesmo modus operandi pertenciam a um total de 80 veículos.

Também foi constatado que as fraudes foram encomendadas pelos proprietários e usuários dos veículos a despachantes que, por sua vez, solicitavam que a alteração no sistema Getran fosse realizada por hackers. As ações do do grupo ocorreram no período de maio de 2019 a janeiro de 2020.

De acordo com os investigadores o Detran prestou plena colaboração na apuração dos fatos.

O nome da operação, Backdoor é o termo em inglês que define a vulnerabilidade utilizada pelos hackers para o cometimento das fraudes.

 

Reportar Erro