Pós-pandemia

Governo do DF vence na Justiça e derruba decisão que proibia retomada do comércio

Presidente do Tribunal de Justiça do DF disse em sua decisão que "que não compete ao Poder Judiciário se imiscuir nas competências[do Poder Executivo]"

acessibilidade:
Ibaneis Rocha, governador do Distrito Federal - Foto: Renato Alves.
Ibaneis Rocha, governador do Distrito Federal - Foto: Renato Alves.

O presidente do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT), desembargador Romeu Gonzaga Neiva, decidiu derrubar a decisão da Justiça distrital que proibiu o governador Ibaneis Rocha de promover a reabertura das atividades comerciais no DF.

A 2ª Vara de Fazenda Pública do DF havia acatado o pedido de uma ação popular proposta por militantes ligados à oposição ao governo Ibaneis e derrubado o decreto que definia as datas e o ritmo da retomada de atividades comerciais e até o retorno das aulas nas redes pública e privada de ensino. O governo do DF recorreu e venceu.

Segundo a decisão do TJDF, é possível identificar “invasão de competência por parte do prolator da decisão (que proibiu a reabertura)”.

“Não compete ao Poder Judiciário se imiscuir nas competências legislativas próprias do Poder Executivo, restando evidente que a manutenção da decisão resistida demonstra ainda a potencialidade lesiva ao bens jurídicos aqui tutelado, quais sejam, a ordem e a economia públicas”, decidiu o presidente do TJDFT.

Reportar Erro