aporte necessário

Governo do DF investe R$ 10 milhões em Hospital Veterinário Público

No comparativo a 2019, ocorrências de maus-tratos aumentaram dez vezes após o início da pandemia

acessibilidade:
Hospital Veterinário Público já realizou mais de 239 mil procedimentos veterinários. Foto: Agência Brasília/Reprodução

O Hospital Veterinário Público do Distrito Federal (HVEP) recebeu aporte de R$ 10 milhões da Secretaria da Economia. O centro de saúde animal é vinculado ao Instituo Brasília Ambiental, órgão responsável pela gerência do investimento.

Para o secretário da Economia, André Clemente, o serviço prestado pelo hospital é indispensável. “O Hospital Veterinário Público poderá continuar seu brilhante trabalho de atenção aos animais domésticos, com as milhares de consultas, exames e cirurgias feitas por mês na unidade em Taguatinga”, diz.

O HVEP é referência em atendimento, criado em abril de 2018, o centro clínico atendeu, até novembro de 2020,  37,3 mil animais e realizou 239 mil procedimentos veterinários, entre cirurgias, exames de imagens, medicações e serviços laboratoriais.

O Governo do Distrito Federal tem reunido esforços para reduzir os casos de maus-tratos e abandono animal na capital brasiliense. No último janeiro, o governador Ibaneis Rocha (MDB) sancionou lei que proíbe o acorrentamento de animais.

A mudança legal e os investimentos nos cuidados com os animais, sobretudo de estimação, ocorrem em momento necessário. De acordo com a Secretaria de Segurança de Pública, em 2020 foram registradas 283 ocorrências de maus-tratos. Em 2019, este número foi de 22 registros.

 

Reportar Erro