União oficializada

Governo do DF celebra pela primeira vez um casamento homoafetivo

A 17ª edição do projeto Casamento Comunitário foi a primeira em que houve procura de casal do mesmo sexo

acessibilidade:

Pela primeira vez, desde 2012, quando foi criado o projeto Casamento Comunitário, o governo de Brasília irá celebrar um casamento homoafetivo. A 17ª edição que acontece neste domingo (24) foi a primeira edição em que houve procura de um casal do mesmo sexo: José Moura Junior e Wanderson Santana formam um dos 64 casais que vão participar de cerimônia.

“É permitido, está na lei. São os mesmos requisitos para todos, não fazemos distinção”, explica Andressa Queiroz, subsecretária de Proteção às Vítimas de Violência e responsável por essa edição do programa, destinado a casais com baixo poder aquisitivo que querem regularizar o estado civil.

O casal, apoiado pela família e os amigos, tinha medo de oficializar a união por causa do preconceito. Um caso de homofobia ocorreu, inclusive, durante o processo seletivo para o programa. O servidor que discriminou o casal foi exonerado do cargo.

Para participar do programa, o casal precisa comprovar renda de até meio salário mínimo por pessoa ou até dois salários mínimos no total. É preciso ainda comprovar a idade mínima de 18 anos e residência no Distrito Federal. O casal precisa ainda participar de um minicurso sobre orçamento familiar e de um ensaio para a cerimônia.

O projeto Casamento Comunitário conta com a ajuda de empresas privadas, que oferecem serviços como vestuário, fotografia e maquiagem. Os casais não são cobrados. (Com informações da Agência Brasília)

Reportar Erro