União

Governadores reconduzem Ibaneis à presidência do Consórcio Brasil Central

A votação ocorreu nessa quinta-feira de forma virtual

acessibilidade:
Ibaneis Rocha assumiu a presidência em março de 2021, foi reeleito e cumprirá mais um ano de mandato. Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília.

O governador do Distrito Federal Ibaneis Rocha (MDB-DF), foi reeleito, pela Assembleia Geral dos Governadores, como presidente do Consórcio Brasil Central (BrC), para o mandato de mais um ano.  A votação ocorreu nessa quinta-feira (27), de forma virtual.

Ibaneis ressaltou o trabalho que foi realizado desde março de 2021, e citou a meta para o próximo ciclo. “Nosso objetivo é unificar compras para reduzir preços e trabalhar pautas do centro-oeste. Hoje fizemos uma prestação de contas do primeiro período em que estive como presidente e fomos reconduzidos à presidência.”

A reunião foi conduzida pelo secretário executivo do BrC, José Eduardo Pereira Filho que apresentou os projetos em parceria com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) com objetivo de combater os incêndios florestais, entre as ações está a estruturação das brigadas de incêndio.

As metas estabelecidas para o Brasil na COP 26 também estiveram na pauta da reunião e ficou acordada a parceria com o Banco de Brasília (BRB) que vai disponibilizar linhas de crédito aos entes consorciados destinadas ao incentivo da produção com baixa emissão de gases associados ao efeito estufa. “A região Brasil Central do Brasil está diretamente ligado a nossa vocação de banco regional”, garantiu o presidente do BRB, Paulo Henrique.

Além do DF, participam do grupo Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Tocantins.

Reportar Erro