Rússia 2018

GDF reduz expediente de servidores nesta sexta, dia de jogo do Brasil na Copa

Na segunda, governo decretou ponto facultativo; desta vez, servidores trabalham até 12h

acessibilidade:
Torcedores assistem ao jogo do Brasil contra o México na Praça Mauá, região central do Rio de Janeiro. Foto Tomaz Silva/Agência Brasil

Os servidores do GDF terão o expediente reduzido, nesta sexta (6), quando o Brasil enfrenta a Bélgica pelas quartas de final da Copa do Mundo na Rússia. O jogo começa às 15h, no horário de Brasília.

Os funcionários públicos da administração pública direta, autárquica e fundacional trabalharão até as 12 horas, conforme publicado no Diário Oficial do Distrito Federal. A jornada reduzida será compensada até o fim deste ano.

No entanto, as unidades de atendimentos essenciais aos cidadãos — como postos de saúde, hospitais e transporte coletivo — devem manter a prestação ininterrupta desses serviços, mesmo durante a partida do Mundial. As escolas da rede pública de ensino do DF devem seguir as normas da Secretaria de Educação.

As faixas exclusivas para ônibus na EPIA, EPTG, EPNB, na W3 Sul e Norte e no Setor Policial serão liberadas da 0h às 23h59 desta sexta. As inversões de fluxo nas Vias Estrutural e Torto-Colorado, nos sentidos Taguatinga e Sobradinho respectivamente, vão ocorrer das 12h30 às 15h30.

Transporte público

Os ônibus e a Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF) terão reforço nos horários antes da partida desta sexta. O reforço à frota de ônibus adotado nos horários de pico acontecem também das 12h30 às 15 horas. De manhã, o aumento de frota será o tradicional, das 6 às 9 horas, no sentido para o Plano Piloto.

Já no Metrô, o reforço ocorre com o funcionamento de cinco trens a mais que em situações normais, totalizando 20 trens circulando no dia da partida do Brasil contra a Bélgica. Três trens ficarão de reserva caso seja necessário dar suporte ao transporte.

Caos no trânsito

Nesta segunda (2), o GDF chegou a decretar ponto facultativo aos seus servidores. A Seleção Brasileira enfrentou o México pelas oitavas de final da Copa. O objetivo era evitar os engarrafamentos quilômetricos registrados nesta quarta (27), quando o Brasil enfrentou a Sérvia ainda pela fase de grupos.

No início do jogo, muitas pessoas ainda estavam presas no trânsito em diversas regiões da capital. O Eixo Monumental ficou congestionado, assim como a L4, EPTG, EPIA, Eixão, Balão do Colorado, Ponte JK. O mesmo não foi registrado nesta segunda.

Reportar Erro