dignidade feminina

GDF lança programa de amparo a mulheres contra pobreza menstrual

Campanha distribui absorventes a mulheres vulneráveis e foca em desmistificação do ciclo menstrual

acessibilidade:
Dignidade Feminina, programa do GDF que atende mulheres vulneráveis contra a pobreza menstrual. Foto: Reprodução

O governo do Distrito Federal (GDF) lançou, nesta segunda-feira (18), a campanha Dignidade Feminina – Da transformação de meninas a mulheres: mais cidadania e menos tabu. A iniciativa destina a distribuição de absorventes a adolescente e mulheres em situação de vulnerabilidade social.

Trata-se de um programa para mulheres e comandado por mulheres. O projeto foi desenvolvido pela secretária Marcela Passamani, responsável pela pasta da Justiça e Cidadania (Sejus), e que conta com o apoio das demais secretarias de Estado com titulares mulheres.

Saúde feminina

Para além da arrecadação e distribuição de kits de higiene íntima, a campanha também tem foco na educação e ampliação das políticas públicas de saúde da mulher.

O Dignidade Feminina também vai atuar na rede de ensino, conselhos tutelares e espaços de saúde. Nestes locais, serão dispostos um material informativo sobre o tema.

O programa prevê, ainda, a formação e capacitação de professores e profissionais da saúde para o devido acolhimento de jovens e adultas.

Outro ponto de extrema relevância é a aprovação do projeto de lei nº 2.237/21, de autoria do governador Ibaneis Rocha, que pretende reduz o valor dos absorventes íntimos no Distrito Federal.

O item passaria a integrar a lista de produtos da cesta básica, recebendo 7% de redução no ICMS.

O lançamento do programa social ocorre nesta manhã, às 10h, no Salão Nobre do Palácio do Buriti.

 

Reportar Erro