Novo secretário

Francisco Araújo assume Secretaria da Saúde do DF após saída de Okumoto

Ex-secretário se desgastou muito durante o enfrentamento da crise do coronavírus

acessibilidade:
Francisco Araújo, secretário da Saúde do Governo do Distrito Federal.

O alagoano Francisco Araújo, presidente do Instituto de Gestão Estratégica em Saúde (Iges), que administra o Hospital de Base de Brasília e outras unidades de saúde, assumirá o cargo de Secretário de Saúde a convite do governador Ibaneis Rocha, após a demissão do ex-secretário Osnei Okumoto.

Como não é médico, Okumoto sempre teve questionada a sua aptidão para o cargo, mas o seu papel durante a crise do coronavírus acabou desgastando a relação com o governador.

No início da crise, Ibaneis foi obrigado a identificar um infectologista, Eduardo Hage, para assumir o comando as ações do governo contra o coronavírus, em razão da falta de aptidão do ex-secretário.

Osnei Okumoto, que sai da Saúde.

No entanto, Osnei Okumoto sempre foi elogiado pelos conhecimentos e gestão no setor, com larga experiência como secretário nacional, no Ministério da Saúde. E pelo espírito bastante colaborativo.

Quando surgiu a primeira paciente de coronavírus, uma senhora de 52 anos de idade, Okumoto estava tão desinformado sobre o assunto que chegou a confirmar, com a autoridade de quem era i secretário, que a idade dela era 23 anos, confundindo autoridades e veículos de comunicação.

Além de administrar o Hospital de Base, o Iges presidido por Francisco Araújo também é responsável pela gestão do Hospital Regional de Santa Maria e seis unidades de pronto atendimento (UPAs).

Reportar Erro