Adesivos obrigatórios

Ex-presidente da TCB e pré-candidato a distrital é acusado de coação

Segundo relatos, funcionários da empresa eram obrigados a colar adesivo de André Brandão nos carros

acessibilidade:
Ex-presidente da TCB é acusado de coação. Foto: Renato Araújo/Agência Brasília.

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) e o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) apuram a denúncia de que o ex-presidente da Sociedade de Transportes Coletivos de Brasília (TCB) e pré-candidato a distrital André Brandão estaria coagindo os funcionários da empresa.

Segundo relatos, Brandão estaria os obrigando a a colar adesivos nos carros com o nome do pré-candidato a deputado distrital pelo Podemos. Quem recusasse era ameaçado de exoneração. Haveria ainda a cobrança de que os funcionários apoiassem Brandão em seus perfis nas redes sociais.

De acordo com o TRE, os adesivos colados nos veículos — que mostram o nome e a página na internet de Brandão — não podem ser caracterizados como “propaganda eleitoral antecipada”. No entanto, “pedido explícito de voto, a menção à pretensa candidatura, a exaltação das qualidades pessoais dos pré-candidatos” ferem a legislação eleitoral.

Se a coação for comfirmada após as investigações, André Brandão pode ter que pagar multa e até ter a iminente candidatura cassada.

Reportar Erro