Ano letivo 2020

Estudantes da rede pública do Distrito Federal terão aulas até janeiro de 2021

Ano letivo será retomado a partir do final desse mês e vai até o começo do ano que vem

acessibilidade:
Caberá às regionais de ensino organizar a logística junto às escolas, que são as responsáveis pelo contato com as famílias Foto: Álvaro Henrique/SEEDF

A Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEE-DF) anunciou nesta terça-feira (9) que o ano letivo de 2020, para os estudantes da rede pública, será concluído no dia 28 de janeiro de 2021. As aulas retornarão, de forma remota, no dia 29 deste mês.

Essa reorganização do calendário escolar deste ano foi feita de acordo com a determinação do Ministério da Educação (MEC), que autorizou a flexibilização dos 200 dias letivos mínimos previstos em lei, mas mantendo a carga horária mínima anual.

Os estudantes serão avaliados por meio da apresentação de um portfólio ou webfólio com as atividades que realizará por meio das plataformas de ensino a distância. O material poderá tanto ser enviado por meio da plataforma Escola em Casa DF ou entregue, de forma impressa, diretamente na escola.

Os professores também poderão adotar outras formas de avaliação, como provas, projetos de pesquisas e relatórios, entre outros. A secretaria determinou que cada escola,  conforme suas especificidades e propostas pedagógicas, poderá escolher os métodos.

Google Sala de Aula

Quando o aluno entrar, na plataforma do Google Sala de Aula vai encontrar todos os conteúdos das matérias curriculares, onde haverá as atividades e os espaços para anexar documentos, ou seja, as tarefas realizadas. A plataforma permite a comunicação direta entre aluno e professor. No mesmo ambiente haverá o controle da frequência.

Dados patrocinados

De acordo com informação da própria secretaria, está em fase final de negociação com as operadoras os pacotes de internet gratuitos. Objetivo é que os pacotes vão permitir que os usuários da plataforma, por meio da chamada cobrança reversa, tenham suas contas pagas pelo GDF cada vez que a plataforma for acessada. Assim, estudantes e professores não precisarão gastar seus próprios pacotes.

Mesmo aqueles que não têm acesso à internet poderão usar livremente as ferramentas com as contas pagas pela secretaria, desde que haja sinal em suas regiões. Pesquisa Distrital por Amostragem de Domicílio (Pdad) realizada pela Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan), entre março e outubro de 2018, mostra que 94% dos estudantes da rede pública têm meios para acessar a internet. Falta-lhes o pacote gratuito.

Aqueles que residem em locais onde não existe sinal de internet deverão buscar nas unidades de ensino os materiais didáticos para a realização das aulas. (Com informações Agência Brasília)

Reportar Erro