Bombando

Em quinze dias, dez empresas já manifestam interesse na privatização do Metrô-DF

Empresas da China e até o Metrô-SP estão dispostos a investir

acessibilidade:

Quinze dias depois da divulgação do Edital de Chamamento do governo do Distrito Federal, dez grandes empresas manifestaram interesse no processo de privatização do Metrô-DF, algumas estrangeiras e outras brasileiras.

A empresa China Railway, da República Popular da China, foi a primeira a manifestar interesse, já no dia seguinte à publicação do edital, 7 de maio, seguindo outras empresas, inclusive chinesas.

Seguiram-se na apresentação de interesse as empresas América Assessoria Empresarial Ltda. (América Partners Brasil), China Railway Engineering Corporation (Crec), Hedwayx, CCR, Metrô São Paulo, Dubois & Co., Quanta Consultoria, Urbi Mobilidade e Siscon Engenharia.

O governador do DF, Ibaneis Rocha, fez publicar no dia 6 deste mês, no Diário Oficial, edital em que a Secretaria de Transporte e Mobilidade solicita “manifestação de interesse” de empresas que pretendam apresentar “projetos, levantamentos, investigações e estudos para modelagem técnica, operacional, econômico-financeira e jurídica referentes à concessão para gestão, operação, manutenção e eventual expansão dos serviços de transporte metroviário do Distrito Federal.”

De acordo com o Edital, o projeto deverá considerar a participação da iniciativa privada na realização de todos os projetos para a privatização ou “concessão” para gestão, operação, manutenção e eventual expansão do Metrô-DF, “tendo dentre seus objetivos o aprimoramento da prestação dos serviços de transporte metroviário e a melhoria da eficiência da operação do sistema metroviário.”

Reportar Erro