GDF

Segunda etapa de obras da Ponte Honestino Guimarães é autorizada

A reforma consiste em uma técnica para aumentar a resistência do concreto e reforço complementar em fibra de carbono

acessibilidade:
O governador Ibaneis Rocha (MDB) assinou a ordem de serviço. Foto: Lucio Bernardo Jr./Agência Brasília.

A segunda etapa das obras da Ponte Honestino Guimarães, que liga o Setor de Clubes Sul e o Pontão do Lago Sul, foi recentemente autorizada. O governador Ibaneis Rocha (MDB) assinou a ordem de serviço, e serão investidos cerca de R$ 7,7 milhões para os serviços de reforço estrutural.

A reforma consiste na adição de cabos de protensão, uma técnica para aumentar a resistência do concreto e reforço complementar em fibra de carbono.

O presidente da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap), Fernando Leite, explicou que o reforço estrutural da ponte será feito por baixo. A Novacap será responsável pela coordenação da obra.

O governador Ibaneis Rocha destacou o papel da Novacap, que está à frente de diversas obras do DF.

“Quem cuida da cidade sabe da importância de uma empresa do nível da Novacap. Então, tudo que nós vemos na cidade hoje: os jardins, as calçadas e todo o cuidado que existe com a cidade é feito exatamente pela Novacap. E sem contar com as grandes obras”, ressaltou.

A Ponte Honestino Guimarães passou pela primeira etapa das obras entre o segundo semestre de 2021 e agosto deste ano. Foram reforçadas as estruturas, modernizada a iluminação, reformadas e construídas passarelas de pedestres e ciclistas, recuperadas as fissuras e corrosão, remodelados os passeios de pedestres e guarda-corpos, criado um acesso a cabeceira do Lago Sul e construído um píer junto ao lago.

Leite destacou ainda que a primeira etapa da entrega da Honestino Guimarães foi importante porque cuidou do tabuleiro da ponte, que estava cheio de fissuras.

“As passarelas foram feitas com todo cuidado, pois é uma obra tombada. Foi um trabalho de restauro. Além disso, as três faixas de rolamento passaram por fresagem, recapeamento asfáltico, demarcação de faixas horizontais e instalação de tachões”, afirmou.

Após um período de interdições devido aos trabalhos, atualmente, a ponte está liberada para o fluxo de veículos. A Ponte Honestino Guimarães é uma das quatro que passam sobre o Lago Paranoá.

Primeira Etapa:

A reforma iniciada nesta gestão foi a primeira em grandes proporções desde a inauguração do local, em 1976. Os trabalhos foram iniciados no segundo semestre de 2021, sob a coordenação da Novacap, com investimento de R$ 13,7 milhões.

Reportar Erro