Primeiro mandato

Distrital Fábio Felix assume presidência da Comissão de Direitos Humanos da CLDF

Eleito para primeiro mandato, Felix é o primeiro deputado distrital LGBT da história do Distrito Federal

acessibilidade:
Deputado distrital Fábio Felix (PSOL). Foto: Alexandre Bastos.

O deputado distrital em primeiro mandato Fábio Felix (PSOL) é o novo presidente da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos (CDH) da Câmara Legislativa do Distrito Federal. Felix é o primeiro parlamentar assumidamente gay do DF.

Para o parlamentar, a principal dificuldade será a efetividade das políticas públicas. “Em tempos de criminalização da diversidade, a população precisa que a Comissão apresente soluções concretas para a violação de direitos. Seremos rigorosos quanto a isso”, declarou.

Felix afirma que irá trabalhar em conjunto com órgãos como a Defensoria Pública e manterá o diálogo aberto com a população, além de acolher segmentos sociais. “Quando um direito fundamental é desrespeitado, todos nós perdemos, não só a vítima. Civilidade, respeito e cultura de paz são obrigações de todos nós. E o poder público tem que protagonizar a defesa dos direitos humanos para estimular a sociedade.”

O distrital deve se inspirar no trabalho de outros parlamentares que atuam pelo Brasil. Alguns dos citados por Felix são o deputado estadual Marcelo Freixo (PSOL-RJ) e da vereadora Marielle Franco, assassinada em março do ano passado. Segundo ele, o trabalho dos dois irá servir como inspiração para a sua atuação à frente da comissão da Câmara Legislativa.

Para o parlamentar, o trabalho na Casa deve ser feito em conjunto com a população. “Eu tenho convicção da importância da atuação coletiva. Eu busco construir essas pontes, porque com isso eu não vou só. Não sou só eu, Fábio, é muita gente! São muitas vozes que representam aquela ideia”, afirmou.

Assim como os demais distritais eleitos no ano passado, Felix tomou posse como parlamentar nesta terça (1º), durante cerimônia na Câmara Legislativa. Carregando uma bandeira LGBT, o distrital aproveitou o tradicional juramento para firmar seu compromisso com o respeito à diversidade.

Reportar Erro