Informações detalhadas e claras

Câmara do DF facilita acesso dos cidadãos e gastos e emendas

Novo painel do Portal da Transparência da CLDF permite acompanhamento instintivo da execução das emendas ao Orçamento do DF

acessibilidade:
Foto: CLDF

A Câmara Legislativa do Distrito Federal lançou nesta sexta-feira, 8, uma ferramenta que facilita à população e aos parlamentares o acompanhamento das aplicaçãos dos recursos de emendas parlamentares da capital federal. Desenvolvida pela Coordenadoria de Modernização de Informática (CMI) da Casa, a ferramenta pode ser acessada por qualquer cidadão no Portal da Transparência da CLDF.

A página permite consultar informações detalhadas da execução orçamentária e financeira do Distrito Federal, ampliando ainda mais o acesso às despesas do governo e, principalmente, o monitoramento das emendas parlamentares.

Agora, seis painéis revelam a dotação inicial das despesas, os valores empenhados, liquidados e aqueles efetivamente pagos. A ferramenta também disponibiliza os valores por programa de trabalho ou por função, tal como educação, saúde e segurança pública. É possível ainda ver os dados por subfunção da despesa e, nesse caso, é fácil perceber o quanto foi aplicado em ensino fundamental ou ensino médio ou na assistência hospitalar e ambulatorial, por exemplo.

O sistema ainda permite visualizar o andamento das emendas orçamentárias de cada deputado distrital e também detalhar tudo sobre o recurso aplicado, como a área, o projeto executado, o produto gerado e até mesmo qual empresa está recebendo aquele valor.

“A ferramenta facilita compreender o perfil de cada parlamentar e seu foco de atuação a partir da destinação das emendas, pois qualquer pessoa pode ver e entender os dados instintivamente”, explica o coordenador da CMI, Marcelo Herbert. (Com informações da Agência CLDF)

Reportar Erro