Denúncia

Deputado do DF insiste em informação que é apontada como ‘fake news’

Ele acusou o governador, sem provas, de sair da cidade no dia das manifestações

acessibilidade:
Sede da Câmara Legislativa do Distrito Federal - Foto: Agência Brasília.

Acusado de espalhar fake news, como a de que o governador do Distrito Federal teria saído do Distrito Federal em plena manifestação de 7 de Setembro, o deputado distrital Leandro Grass (Rede), agora afirma, sem apresentar provas, que Ibaneis Rocha (MDB) teria “voltado às pressas” à cidade, sem indicar para onde teria sido a suposta viagem.

Ele diz que o suposto retorno teria ocorrido após ter sido “irresponsavelmente liberado o acesso de mais de 100 caminhões e outros veículos à Esplanada dos Ministérios”.

Em nota, o parlamentar responde a uma outra acusação de fake news, dirigida contra ele pelo jornalista Welington Moraes, secretário de Comunicação do governo do DF, sobre suposta destinação de publicidade contra “blogs inexistentes”.

Em resposta ao secretário, que pediu ao deputado a apresentar a lista desses desses blogs “fantasmas”, a fim de determinar investigação do assunto, Grassi apresentou apenas um suposto caso.

Segundo ele, o portal marcosalexandre.net trocou de url para portalimparcial.com.br em 1º de setembro de 2020, ainda no terceiro trimestre do ano passado. O político argumenta que a Secretaria de Comunicação “não explica o motivo pelo qual pagou, no 4º trimestre de 2020, o valor de R$8.417,70 para um portal inexistente”. Mas ele afirma que não há comprovação da veiculação de publicidade no valor de R$2.946,19.

Sobre a publicidade oficial, o deputado diz que “não aprova” que o critério para a veiculação “seja a adesão editorial ao governo”, como ele diz acontecer na atual gestão.

Reportar Erro