Preço abusivo

Chico Vigilante apresenta projeto para sustar o aumento da energia elétrica

Ontem a Aneel autorizou o aumento de 8,81% nas contas de luz

acessibilidade:
O deputado Chico Vigilante (PT) censurou o que classificou como, ganância dos donos de postos Foto: Carlos Gandra/CLDF

O deputado distrital Chico Vigilante (PT) apresentou nesta quarta-feira (20) um Projeto de Decreto Legislativo (PDL) sustando o aumento das tarifas de energia elétrica da Companhia Energética de Brasília (CEB). Para Vigilante o aumento é descabido. “Um aumento desse porte na conta de energia vai contribuir para piorar ainda mais a situação econômica das empresas e famílias do Distrito Federal”, conclui”.

Ontem, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou o aumento “extraordinário” de 8,81% nas contas de luz dos consumidores em geral e de 8,88% para consumidores de alta tensão no Distrito Federal. Pelo aumento a CEB alega  que a medida se faz necessária para compensar “severo desequilíbrio econômico-financeiro”.

Vigilante ressalta que o este é um aumento muito acima da inflação, uma vez que o INPC está em 1,76% para um período de 12 meses. “Os reajustes promovidos pelo Governo Rollemberg estão acumulados em 80%, enquanto o INPC do período é de 22%. Isso significa que o Governo Rollemberg aumentou a conta de luz quase quatro vezes acima do índice de inflação”, avalia o deputado.

Aumento anual

Vale lembrar que além desse “aumento extraordinário”, o aumento anual em outubro está mantido para as 1,05  milhão de unidades consumidoras no Distrito Federal.

Reportar Erro