Vida financeira

Banco de Brasília ministra aulas de educação financeira para a rede pública de ensino

O projeto é voltado aos estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental

acessibilidade:
As aulas começaram a ser ministradas este semestre e já alcançaram cerca de 700 adolescentes

No primeiro semestre deste ano, o BRB e a Secretaria de Estado de Educação assinaram Termo de Cooperação, com o objetivo de realizar palestras de educação financeira a alunos da rede pública do DF.

O projeto, estruturado pelo Banco de Brasília, voltado aos estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental, é uma extensão do projeto já realizado pela Instituição, desde 2012, para adultos, que já atendeu mais de 36.000 pessoas.

“Somos pioneiros nessa iniciativa, de oferecer aulas de educação financeira à rede pública de ensino. Com este projeto, buscamos contribuir na formação destes jovens, preparando-os para lidarem, desde já, com sua vida financeira de modo consciente”, explicou o presidente do Banco, Vasco Gonçalves.

As aulas começaram a ser ministradas este semestre e já alcançaram cerca de 700 adolescentes. Erisevelton Lima, diretor de Ensino Fundamental da Secretaria de Educação do DF, conta que a Secretaria de Educação recebe esse projeto do BRB com muita alegria.

“O Banco cumpre uma função social importante com ações como essa. Além disso, vem ao encontro do nosso eixo do currículo que é educação para cidadania. Entendemos que ações dessa natureza preparam essas crianças e jovens para uma vida adulta mais equilibrada, mais consciente e responsável. Então a educação que a gente preza é uma educação não só a de conteúdo, mas também de atitudes, de parcerias e de atos como esse que fortalecem o papel do cidadão”, destacou o diretor.

Como funciona o projeto

À Secretaria de Estado de Educação cabe a seleção das escolas que participarão do projeto, que tem vigência até junho de 2020. De outro lado, empregados voluntários do BRB sob a coordenação do Instituto BRB, devidamente preparados para esta iniciativa, são responsáveis pelas palestras.

Como material didático, o BRB também desenvolveu um aplicativo, denominado “Educa BRB”, gratuito, e que pode ser encontrado nas lojas App Store e Google Play. A ideia deste jogo surgiu na Campus Party 2016 e foi aperfeiçoada para atender a finalidade deste projeto.

A Instituição produziu, ainda, um livro, chamado “Tia Lola e os quatro amigos em: como usar o meu dinheiro”, ilustrado pelo artista Ralfe Braga. A obra didática conta o dia a dia de adolescentes, a forma como lidam com o dinheiro, e nesse contexto, explica conceitos básicos de educação financeira.

Reportar Erro