Cultura

Abandonado desde 2007, Museu de Arte de Brasília continua em reforma

Promessa mais recente é reformar o Museu de Arte até 2019

acessibilidade:
Museu de Arte de Brasília passa por obras. (Foto: Valter Campanato/Agência Brasil).

Há onze anos, em 2007, o Museu de Arte de Brasília (MAB) foi fechado por recomendação do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT). Abandonado desde então, o prédio foi construído em 1960 pela Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) com o objetivo de abrigar a sede do Clube das Forças Armadas. Depois de 25 anos, passou a funcionar como um museu.

O acervo do MAB é formado por obras das artes modernas e contemporâneas de 1950 a 2001, como pinturas, gravuras, desenhos, fotografias, esculturas, objetos e instalações — atualmente, todas estão guardadas no Museu Nacional do Conjunto Cultural da República.

O risco de dano para as diversas obras abrigadas no museu foi o motivo para a interdição do local. Uma vistoria realizada pela Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap) em 1992 apontou que o local não apresentava condições para guardar e expor obras. Demorou mais de dez anos para que o local fosse fechado.

No ano passado, o governo de Brasília anunciou a sua reforma. “Esta obra tem caráter simbólico grande para a nossa cidade, pois o MAB está fechado há dez anos e tem um acervo precioso de arte contemporânea. É um espaço nobre, que vai servir tanto para a população de Brasília quanto para os turistas”, declarou o governador Rodrigo Rollemberg, em outubro de 2017.

A previsão inicial do GDF era de que a obra ficasse pronta em novembro deste ano. Agora, a conclusão da reforma no MAB está prevista para julho de 2019. O valor da obra está orçado em R$ 7,7 milhões, com financiamento do Banco do Brasil e da Terracap.

Entre as obras que serão realizadas no local estão a adequação do edifício às normas de acessibilidade, a colocação de placas fotovoltaicas na cobertura para geração de energia e a total climatização dos locais de exposição de acervos. Está previsto ainda a construção de um laboratório para restauração, sala de triagem para recebimento e avaliação das obras, além de um local de quarentena para que as obras fiquem por um determinado tempo ao chegarem, caso necessitem.

A reforma do Museu de Arte de Brasília, localizado às margens do Lago Paranoá no Setor de Hotéis e Turismo Norte, faz parte do programa Lugar de Cultura, que inclui ainda as obras do Espaço Cultural Renato Russo — entregue à população neste domingo (1º) após ficar fechado por cinco anos.

Museu de Arte de Brasília passa por obras, abandonado desde 2007, o MAB teve as obras iniciadas somente no ano passado, dez anos depois. A previsão de conclusão é julho de 2019

Reportar Erro