foco na segurança

Distrito Federal registra a menor taxa de crimes contra a vida em 21 anos

Roubos, furtos e estupros também apresentaram redução progressiva desde o ano passado

acessibilidade:

Os moradores da capital brasiliense têm vivido dias mais tranquilos, apesar da crise sanitária do coronavírus. Segundo levantamento da Secretaria de Segurança Pública do DF (SSP), julho registrou 27 vítimas de crimes violentos letais intencionais (CVLIs), a menor taxa dos últimos 21 anos. Nesta categoria, estão incluídos latrocínio, lesão corporal seguida de morte e homicídios.

A queda nos índices de criminalidade abrange todo o primeiro semestre de 2020. Os homicídios reduziram 9,5% em relação os mesmo período de 2019. Isso significa redução de 246 casos para 223. Somente em julho, o DF teve -6,8% de incidência, no comparativo com o ano anterior.

Os atentados à vida apresentam decréscimo significativo desde o ano passado, quando o acumulado representou a menor taxa em 35 anos. Crimes contra o patrimônio (CCP), como roubos e furtos, também caíram no primeiro semestre de 2020. Comparado ao mesmo período de 2019, esse tipo de ilicitude foi 25,6% menor, correspondendo à redução de mais de 6,7 mil casos.

Segmentando os CCPs, a queda mais expressiva foi para: roubo em transporte público (-66%); roubo de veículos (-44,1) e furtos em veículos (-38,4); roubo a transeuntes (-31,8%); roubo em comércios (-32,4%); e roubo em residências (-11,4%).

Outro indicativo importante é na redução de estupros, que teve uma retração de 21,2% nos últimos sete meses, sempre comparado ao mesmo período do ano anterior. A redução representa 83 casos a menos, indo de 391 ocorrências para 308. (Com informações Agência Brasília)

Reportar Erro