Mercado de trabalho

Distrito Federal ganhou 17 mil postos de trabalho em maio

Os setores que mais empregaram foram o de serviço e comércio

acessibilidade:

A geração de emprego aumentou no Distrito Federal em maio. De acordo com a Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED), divulgada nesta quinta-feira (29) pela Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan), foram 17 mil postos de trabalho no último mês – 3 mil vagas a mais que em abril.

Ainda segundo a pesquisa, os setores que mais empregaram em maio foram o de serviço, com 2,2% de crescimento, e o de comércio, que registrou aumento de 1,3%. A indústria de transformação permaneceu estável e a administração pública apresentou variação negativa de 0,6%. A quantidade de carteira assinada subiu 0,7% e os autônomos aumentaram 4% a mais do que em abril.

Em relação ao mesmo período do ano passado, o número de ocupados com carteira de trabalho assinada aumentou 3,4% e sem carteira 8,4%. O nível de ocupação também subiu, para 3,2%. Hoje, o DF tem mais de 1,3 milhões pessoas no mercado de trabalho.

Desempregados

A estimativa de desempregados no Distrito Federal, feita na pesquisa da Codeplan, foi de 338 mil no último mês. Entre maio de 2106 e maio deste ano, a taxa de desemprego total passou de 17,8% para 20,4% – ou seja, cresceu em 62 mil pessoas.

Reportar Erro