Comissões permanentes

Distritais querem eleger presidentes de comissões nesta quarta

As dez comissões têm funções legislativas e fiscalizadoras

acessibilidade:

Alguns deputados distritais defenderam a realização das eleições para o comando das comissões permanentes nesta quarta-feira (8). O pleito, no entanto, ainda não foi confirmado pelo presidente da Câmara, deputado Joe Valle (PDT). Ele informou que a convocação das eleições ainda depende de conversas com os parlamentares.

O deputado Bispo Renato Andrade (PR) destacou que a definição das comissões é importante para a retomada das análises dos projetos. Andrade lembrou que os colegiados são fundamentais para o aprofundamento das propostas e de assuntos como a crise hídrica e a questão fundiária. Já o deputado Júlio César sugeriu a realização de uma reunião logo após a sessão ordinária para construção de um consenso sobre os dirigentes das comissões.

O deputado Wasny de Roure (PT) ressaltou que as eleições só podem ser feitas após a publicação no Diário da Câmara Legislativa das indicações dos blocos partidários para cada uma das comissões. Ele também cobrou maior celeridade na realização do pleito. Outro que também sugeriu que a realização acontecesse já nesta quarta-feira foi o líder do PT, deputado Ricardo Vale.

Desde a semana passada os deputados discutem a composição das dez comissões permanentes da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF). As comissões têm funções legislativas e fiscalizadoras, que diferem quanto à natureza dos temas.

As comissões da CLDF são: CCJ, CEOF, CESC, Comissão de Assuntos Sociais, Comissão de Defesa do Consumidor, Comissão de Segurança, Comissão de Desenvolvimento Econômico Sustentável, Ciência, Tecnologia, Meio Ambiente e Turismo, Comissão de Fiscalização, Governança, Transparência e Controle, Comissão de Assuntos Fundiários e Comissão de Defesa dos Direitos Humanos, Cidadania, Ética e Decoro Parlamentar.

 

 

Reportar Erro