Construções irregulares

Distritais apoiam moradores contra derrubadas de casas em Vicente Pires

Foi criada uma Frente Parlamentar em Defesa da Regularização

acessibilidade:

Na sessão ordinária desta terça-feira (12) na Câmara Legislativa os distritais discutiram as recentes derrubadas de casas em Vicente Pires. A Agência de Fiscalização (Agefis) e outros órgãos do Executivo têm agido no local, gerando manifestação dos moradores. Durante a sessão na Casa, parlamentares criticaram a ação da Agefis e garantiram apoio aos moradores, que participaram da discussão no plenário.

Os distritais anunciaram a criação de uma Frente Parlamentar em Defesa da Regularização de Vicente Pires. Eles apresentaram uma indicação, assinada pelo deputado Reginaldo Veras (PDT), entre outros distritais, que pede ao GDF que suspenda a derrubada na região.

Extinção

O deputado Rodrigo Delmasso (PTN) defendeu a extinção da Agefis, "este órgão corrupto e truculento". Ele disse que as ações da Agefis correspondem a atos "de um estado fascista e ditador". O parlamentar disse que esteve no local das derrubadas e encontrou um cenário de guerra. "Ao invés de derrubar, precisamos regularizar. No lugar da truculência, precisamos de clemência", ponderou Delmasso. 

Derrubadas

A diretora da Agefis, Bruna Monteiro, reiterou que a intenção do órgão é regularizar o setor. Mas, para isso, construções recentes em locais irregulares serão retiradas. “Há um boato de que vamos derrubar centenas de casas. Não é verdade. Estamos desobstruindo lotes institucionais e construções novas. Queremos regularizar as ocupações antigas. Para iniciar as obras de infraestrutura, o GDF precisa demonstrar que o parcelamento é passível de regularização. Os lotes institucionais foram ocupados recentemente”, explicou.

 A Agefis e a Seops fazem derrubadas em um condomínio construído em terreno irregular. Nos dias da ação houve confronto e pneus foram queimados para impedir a entrada da fiscalização. As casas ficam na rua 8 da chácara 200. (Com informações CLDF)

Reportar Erro