Renato de Ávila Viana

Diplomata espancador de mulheres é demitido do cargo no Itamaraty

Renato de Ávila Viana até foi preso por nova agressão, nesta quarta (19)

acessibilidade:
A demissão não está relacionada diretamente à prisão, ocorrida nessa quarta-feira, 19

Acusado em diversos casos de agressão a mulheres, até no exterior, o diplomata Renato de Ávila Viana foi demitido do cargo de primeiro-secretário do Ministério das Relações Exteriores (MRE). A informação foi publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira, 20.

A demissão acontece um dia após Renato ser preso pela Polícia Militar por agredir, mais uma vez, a mulher no prédio onde mora, em Brasília – mas ele foi liberado ao pagar fiança no valor de R$ 1 mil.

No entanto, a demissão não está relacionada diretamente à prisão, ocorrida nessa quarta-feira, 19. A medida é resultado de processo administrativo disciplinar (PAD) aberto após denúncias de uma ex-namorada de Viana, que ainda briga na Justiça pela condenação dele por tê-la espancado. Conforme consta em ação judicial, o servidor do MRE arrancou o dente da companheira com uma cabeçada quando ela se recusou a voltar a namorar com ele. O funcionário público poderá recorrer da decisão na Justiça.

O passado do servidor público é marcado por denúncias de crimes, sete no total, com a nova acusação de ontem. Ele já respondeu a três PADs na Corregedoria do Serviço Exterior do MRE, após registros de ataques a duas mulheres em outros países e a mais duas no Brasil. Em território estrangeiro, Renato Viana desfrutou da imunidade diplomática: as autoridades locais não puderam investigá-lo, precisando recorrer ao Itamaraty.

Reportar Erro