10 de maio

Dia Mundial do Frango: Brasil é o líder mundial nas exportações das aves

Quase 35% da produção de frango do Brasil é exportada para mais de 150 países

acessibilidade:
No ano passado, o Brasil produziu 14,8 milhões de toneladas de frango. (Foto: Pixabay).

Nesta sexta-feira (10 de maio), é comemorado o Dia Mundial do Frango, uma celebração global da indústria avícola e do consumo de frango.

Este ano, o Brasil está destacando a importância do frango para a segurança alimentar e o desenvolvimento socioeconômico do país.

A indústria avícola brasileira emprega 3,5 milhões de pessoas, com mais de 300 mil trabalhando em fábricas. O setor tem um Valor Bruto de Produção superior a R$ 90 bilhões.

No ano passado, o Brasil produziu 14,8 milhões de toneladas de frango, um aumento de 2,5 milhões de toneladas desde 2013. Os dados são da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA).

Quase 35% da produção de frango do Brasil é exportada para mais de 150 países, o que fez do Brasil o líder mundial nas exportações de frango.

As exportações brasileiras de frango superam as vendas internacionais combinadas dos Estados Unidos e da União Europeia, e são maiores do que toda a produção da Rússia. Essas exportações geram receitas próximas a US$ 10 bilhões.

O impacto do frango na economia brasileira vai além dos dados macroeconômicos.

O consumo per capita de frango no Brasil é de 45 quilos, o que faz do frango a proteína animal mais consumida pelos brasileiros. Além disso, 65,3% de toda a produção nacional é destinada ao mercado interno.

“Nossa cadeia produtiva é continental, e tem papel determinante nos hábitos, na economia e na cultura gastronômica de Norte a Sul. Do campo às fábricas, são bilhões em investimentos em tecnologia de ponta para garantir a qualidade e a sanidade dos produtos, com maior produtividade. É um dos alicerces alimentares do País, e pilar econômico de diversas regiões. Neste dia, celebramos um setor resiliente, que cumpre seu papel e que seguirá atuando para que não falte o acesso a este alimento de alta qualidade para as famílias de todo o país”, avalia o presidente da ABPA, Ricardo Santin.

Reportar Erro