Cultura

DF transfere gestão do museu da República para o governo federal

Governo do DF prepara federalização do museu da República, em Brasília

acessibilidade:

O governo do DF encaminhou à Câmara Legislativa do Distrito Federal o projeto que possibilita a transferência para o governo federal da gestão do Museu da República Honestino Guimarães. O museu ddverá ser administrado pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram).

 

“O objetivo desse esforço conjunto do governo federal e do GDF é democratizar o acesso a esse patrimônio incomparável que o Brasil possui. Nossa expectativa é concluir a transferência no próximo ano”, explicou hoje o secretário de Cultura, Hamilton Pereira.

 

O projeto foi protocolado na terça-feira (5) e já foi lido em plenário. Agora, será submetido a debate nas comissões de Constituição e Justiça e Educação, Saúde e Cultura, e depois votado no Plenário da Casa.

 

“A sociedade será beneficiada com essa parceria. O Museu da República oferecerá em caráter permanente acervos que contêm peças dos mais elevados talentos das artes visuais do país, como Portinari, Di Cavalcanti, Anita Malfati, Tarsila, Volpi, Ianeli e outros”, ressaltou Pereira.

 

As obras a que o secretário se refere estão guardadas em acervos de órgãos públicos, ministérios, autarquias e outros. A proposta do governo federal é torná-las acessíveis ao grande público que frequenta o Museu.

 

Nos últimos dois anos, 1,3 milhão de pessoas passaram pelo Museu da República Honestino Guimarães, em 52 exposições montadas no local.

Reportar Erro