Capital do Futuro

DF será o pioneiro no país no desenvolvimento da tecnologia 5G

O Governo do DF assinará o acordo com a multinacional Huawei nesta quarta-feira (26)

acessibilidade:
Foto: Pixabay

Brasília será a primeira cidade brasileira a desenvolver a tecnologia 5G, nesta quarta-feira (26), o Governo do Distrito Federal (GDF) assinará o acordo para a criação do primeiro espaço de teste permanente do 5G no Brasil. O governador Ibaneis Rocha está entusiasmado com essa parceria. “Estamos fazendo uma aposta na melhoria da internet em Brasília. Tudo o que for tecnologia de ponta nós vamos apoiar”.

A cerimônia de assinatura do acordo acontecerá na próxima quarta-feira (26), às 11h, no Palácio do Buriti. Atitude vai de encontro com a posição do presidente dos Estados Unidos da América, Donald Trump de bloquear a empresa chinesa nos mercados internacionais.

O Parque Tecnológico de Brasília (Biotic) será o local onde as experiências serão colocadas em prática Foto: Toninho Tavares/Agência Brasília

O Parque Tecnológico de Brasília (Biotic) será o local onde as experiências serão colocadas em prática e a multinacional chinesa Huawei ficará responsável pela implementação da nova tecnologia no país.

Sendo assim, o Biotic terá periodicamente seminários, palestras e eventos abertos para a comunidade e escolas do DF. No local as pessoas poderão utilizar equipamentos já adaptados com o 5G, para navegar na quinta geração de internet móvel e ver na prática a conectividade via internet.

A iniciativa vai ao encontro do interesse do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações (MCTIC) de lançar um documento que trará a visão política pública do Brasil em relação à tecnologia 5G. Objetivo é que o texto possa dialogar com o Plano Nacional de Internet das Coisas, tendo em vista que o diferencial do 5G é a conectividade em diversos aparelhos.

A principal diferença da tecnologia 5G, em relação a 4G e a 3G, é a possibilidade de conectividade entre diversos objetos, como por exemplo, o usuário poderá controlar até mil objetos com o seu celular, carros, casas e eletrodomésticos via internet.

Reportar Erro