Inclusão digital

DF leva wifi gratuito a Estrutural, uma das cidades mais pobres da região

O ministro da Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes, e o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Gilvan Máximo, participarão do evento

acessibilidade:
Gilvan Máximo, secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do governo do Distrito Federal - Foto: Lúcio Bernardo Jr/Agência Brasília.

A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) do governo do Distrito Federal vai levar nesta quinta-feira (3) a oferta de conexão wifi gratuita para a população da Estrutura, uma cidade muito pobres, localizada a poucos quilômetros de Brasília.

O Projeto Wi-Fi Social em diferentes pontos da Cidade Estrutural: Feira Permanente, Avenida Central e Terminal Rodoviário, por uma extensão de 1km. Será o primeiro ponto do Wi-Fi Social DF a cobrir uma rua ou avenida, proporcionando comodidade e conectividade a todos que passam pelo local.

Também será inaugurada uma Lan House Social, na Administração Regional, que é a prefeitura da cidade. O ministro da Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes, e o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Gilvan Máximo, participarão do evento.

Segundo Gilvan Máximo, todas as estações do Metrô-DF e todas as regiões administrativas estarão com internet gratuita em 2021. “E é wi-fi de alta qualidade, que faz até chamada de vídeo”, destacou. De acordo com o secretário, a meta do GDF é ter 200 pontos fixos com internet gratuita no Distrito Federal até o fim da atual gestão.

Projeto Wi-Fi Social DF foi lançado em 2019 pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação para promover a inclusão digital da população do Distrito Federal. Desde então, ele já contabilizou mais de 32 milhões de acessos. O serviço é oferecido à população sem ônus ao Governo do Distrito Federal, pois as empresas credenciadas no projeto custeiam a instalação e manutenção das redes e, em contrapartida, podem explorar modalidades de publicidade digital quando aparelhos se conectam às suas redes.

Lan House Social DF

Já a Lan House Social na Estrutural será inaugurada nesta quinta-feira (3), às 14h. numa iniciativa da Secti desenvolvida para promover a inclusão digital e a inclusão social da população. Trata-se de um espaço voltado para os cidadãos terem acesso à internet e computadores. São esperadas 300 pessoas por dia conectadas com a tecnologia, na região.

Reportar Erro