Incêndios

DF está em estado de emergência ambiental até novembro

Executivo pode contratar brigadas distritais que vão atuar no combate às queimadas

acessibilidade:

O Distrito Federal está em situação de emergência ambiental até novembro, de acordo com decreto publicado no Diário Oficial do DF desta quinta (11). Com a determinação, o Executivo fica autorizado a abrir licitação para selecionar profissionais capacitados para o enfrentamento dos incêndios florestais.

A contratação das brigadas distritais será feito em caráter emergencial e será responsabilidade do Instituto Brasília Ambiental (Ibram). A Secretaria de Meio Ambiente também acompanha o processo.

A situação de emergência ambiental ainda permite outros serviços para enfrentamento das queimadas, como a compra de equipamentos de proteção individual (EPIs) para as equipes. Os custos da contratação dependem da disponibilidade financeira e estão em análise pela área econômica do governo.

De acordo com a subsecretária de Serviços Ecossistêmicos da pasta, Nazaré Soares, a decisão foi decretada antecipadamente, comparado com outros anos, para permitir o melhor planejamento orçamentário das ações. “No ano passado não conseguimos contratar as brigadas distritais por causa da dificuldade financeira. Contamos apenas com as brigadas do governo federal e as voluntárias e com os militares do Corpo de Bombeiros.”

Reportar Erro