'Centro Legal'

Detran faz população refém em operação para exigir aumento de salário

Blitz foi montada na hora do almoço para exigir mais dinheiro

acessibilidade:

Em vez de cumprir o dever de servidores públicos, pagos com o dinheiro arrancado à força do contribuinte, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) montou uma blitz no meio da Rodoviária do Plano Piloto, em Brasília, para provocar o caos no horário de almoço de milhares de trabalhadores, formando enorme congestionamento nesta quinta (13).

Quem achou que poderia ter um almoço tranquilo, virou refém dos agentes que usam a população para coagir o governo do Distrito Federal (GDF) a aumentar seus salários e benefícios, além de redução da jornada de trabalho para 30h semanais.

De acordo com o diretor de Fiscalização do Detran, Silvain Fonseca, a operação faz parte do programa "Centro Legal", que tem ações no Plano Piloto, e a operação deve durar cerca de duas horas, extamente o tempo suficiente para importunar o maior número de pessoas de bem e conseguir visibilidade.

Apesar da explicação oficial do órgão, o sindicato dos servidores (Sindetran-DF) deixa bem claro que a operação serve para pressionar o GDF a atender reivindicações de servidores que ganham, assim que são admitidos, cerca de 10 salários mínimos mensais. "A decisão está nas mãos do GDF. Se não pagar, o Detran vai parar. Aliás não apenas o Detran, mas Brasília toda vai parar", ameaça o Sindetran-DF.

Na blitz desta quinta, os carros eram parados um por um para, só então, os agentes checarem se haviam sido roubados, furtados ou estavam com os documentos em dia. Esse tipo de atitude, além de prejudicar quem cumpre com suas obrigações de cidadão, mostra que o órgão ou não tem a competência de identificar os infratores ou abusa da autoridade concedida pela legislação.

Reportar Erro