Fase experimental

DER-DF fiscaliza trechos da capital por meio da velocidade média entre pardais

Motorista será apenas notificado, não gerando multa ou pontos na carteira

acessibilidade:
Eixão. Foto: Andre Borges/Agência Brasília

Os motoristas que transitam nas vias do Distrito Federal acima da velocidade permitida e freiam apenas nos locais onde há fiscalização eletrônica levarão multa mesmo assim, já que o Departamento de Estradas de Rodagem do DF (DER-DF) iniciou uma ação educativa para evitar esse comportamento.

A fiscalização acontecerá por meio da velocidade média. O horário em que um veículo cruza dois pontos sucessivos permitirá o cálculo da velocidade média desenvolvida ao longo do segmento. Mesmo que o motorista freie antes dos pardais, será possível calcular quanto o motorista acelerou entre dois pontos.

Por enquanto, apenas alguns trechos serão usados para esse monitoramento: Eixão, Estrada Parque Península Norte (EPPN); e Estrada Parque Ceilândia (EPCL).

O DER-DF promoverá duas ações educativas: na primeira, por dez dias, os motoristas que transitam nos trechos experimentais serão avisados sobre o novo método de monitoramento; já na segunda ação, quem for flagrado com velocidade acima da velocidade de tolerância será notificado sobre o excesso. No entanto, não será gerada multa ou pontos na carteira de motorista.

A campanha educativa do DER-DF terá duração de dois meses. Após esse período, o órgão poderá gerar relatórios para a avaliação de políticas públicas de segurança viária.

Esse método de monitoramento por meio da velocidade média ainda não é regulamentado no país. No entanto, a Advocacia Geral da União (AGU) já emitiu um parecer que a fiscalização pode acontecer desde que tenha como objetivo promover a educação no trânsito. Esse tipo de notificação também já é feita em São Paulo.

Reportar Erro